quinta-feira, 14 de julho de 2016

[9º ano] 3º projeto Agá 2016 - II Unidade - Separatismo



ROTEIRO DE TRABALHO
PROJETO AGÁ 
 
APRESENTAÇÃO

Ao estudarmos as lutas de libertação nacional nas Américas portuguesa e espanhola salta à vista a fragmentação dos antigos territórios da Espanha em dezenas de países diferentes, em contraste com a antiga colônia de Portugal, que se manteve unificada após a independência. Entretanto, a manutenção desta unidade foi conquistada a base de esforço, diplomacia e sangue. Diversas guerras foram travadas em solo brasileiro com o objetivo de fundar novas repúblicas separadas do Rio de Janeiro, até então capital do Império. O objetivo deste trabalho é ilustrar alguns dos movimentos separatistas que ocorreram entre os primeiro e segundo reinados, quais foram seus objetivos, participantes e resultados.

COMPETÊNCIA E HABILIDADES:

·         Comparar diferentes movimentos separatistas dentro de um contexto histórico;
·         Reconhecer os conflitos entre o centro e as periferias do Império do Brasil.
·         Relacionar os conflitos separatistas brasileiros com aqueles que ocorreram recentemente no período contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO:

 3ª INTERFEVENÇÃO NO CADERNO AGÁ DO ANO DE 2016:

- TEMA: “Unidade nacional em cheque”.
- AÇÃO: confeccionar algumas páginas do Agá que reproduza INFROGRÁFICOS com imagens que comparem os diferentes movimentos separatistas ocorridos durante o Império, mais especificamente durante o primeiro reinado e a regência. Devem ser escolhidos pelo menos dois movimentos entre tantos que ocorreram no período (confederação do Equador, guerra da Cisplatina, cabanagem, balaiada, sabinada e farroupilha). Em seguida, deverá ser igualmente ilustrado dois movimentos separatistas contemporâneos. Ex.: conflito da Crimeia (2014), ETA (1959-2011), IRA (1919-2005), Quebec (1968-2006), O Sul é o meu País (1992-), Movimento São Paulo Independente (1991-). Por fim, deverá ser redigido um parágrafo conclusivo analisando o papel da ideologia/identidade nacionalista para a manutenção de uma unidade nacional.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Pontuação 5,0):

·         O trabalho deve atender as orientações acima descritas.
·         Pontualidade na entrega do material.
·         Organização e originalidade na disposição das ideias.
·         Capacidade do aluno em utilizar as imagens como fio condutor para a narrativa do Agá, no sentido de um infográfico que discuta o conteúdo trabalhado.

CRONOGRAMA:

·         Entrega do roteiro: /____/____/2016
·         Apresentação do trabalho ao professor: /____/____/2016

2 comentários:

  1. Gláuber a saída da Inglaterra do reino unido é um movimento separatista atual?

    ResponderExcluir
  2. A saída da Inglaterra da União Européia é um movimento separatista?

    ResponderExcluir