ROTEIRO DE TRABALHO
PROJETO AGÁ
APRESENTAÇÃO
Ao estudarmos as lutas de
libertação nacional nas Américas portuguesa e espanhola salta à vista a
fragmentação dos antigos territórios da Espanha em dezenas de países
diferentes, em contraste com a antiga colônia de Portugal, que se manteve
unificada após a independência. Entretanto, a manutenção desta unidade foi
conquistada a base de esforço, diplomacia e sangue. Diversas guerras foram
travadas em solo brasileiro com o objetivo de fundar novas repúblicas separadas
do Rio de Janeiro, até então capital do Império. O objetivo deste trabalho é
ilustrar alguns dos movimentos separatistas que ocorreram entre os primeiro e
segundo reinados, quais foram seus objetivos, participantes e resultados.
COMPETÊNCIA E HABILIDADES:
·
Comparar diferentes movimentos separatistas
dentro de um contexto histórico;
·
Reconhecer os conflitos entre o centro e as
periferias do Império do Brasil.
·
Relacionar os conflitos separatistas brasileiros
com aqueles que ocorreram recentemente no período contemporâneo.
DESENVOLVIMENTO:
3ª INTERFEVENÇÃO NO CADERNO AGÁ DO ANO DE 2016:
- TEMA: “Unidade
nacional em cheque”.
- AÇÃO:
confeccionar algumas páginas do Agá que reproduza INFROGRÁFICOS com imagens que
comparem os diferentes movimentos separatistas ocorridos durante o Império,
mais especificamente durante o primeiro reinado e a regência. Devem ser
escolhidos pelo menos dois movimentos entre tantos que ocorreram no período
(confederação do Equador, guerra da Cisplatina, cabanagem, balaiada, sabinada e
farroupilha). Em seguida, deverá ser igualmente ilustrado dois movimentos
separatistas contemporâneos. Ex.: conflito da Crimeia (2014), ETA (1959-2011),
IRA (1919-2005), Quebec (1968-2006), O Sul é o meu País (1992-), Movimento São
Paulo Independente (1991-). Por fim, deverá ser redigido um parágrafo
conclusivo analisando o papel da ideologia/identidade nacionalista para a
manutenção de uma unidade nacional.
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO (Pontuação 5,0):
·
O trabalho deve atender as orientações acima
descritas.
·
Pontualidade na entrega do material.
·
Organização e originalidade na disposição das
ideias.
·
Capacidade do aluno em utilizar as imagens como
fio condutor para a narrativa do Agá, no sentido de um infográfico que discuta
o conteúdo trabalhado.
CRONOGRAMA:
·
Entrega do roteiro: /____/____/2016
·
Apresentação do trabalho ao professor:
/____/____/2016
Gláuber a saída da Inglaterra do reino unido é um movimento separatista atual?
ResponderExcluirA saída da Inglaterra da União Européia é um movimento separatista?
ResponderExcluir