quarta-feira, 25 de março de 2015

Pioneirismo português

"O pioneirismo português nas Grandes Navegações deveu-se a um conjunto de fatores, tais como a centralização política, resultando na formação de uma monarquia nacional precoce. Esse processo iniciado ainda na dinastia de Avis, depois da Revolução de 1385. Os reis de Avis, aliados à dinâmica burguesia mercantil lusa, voltaram-se para a empresa náutica planejando as atividades do Estado no sentido de desenvolvê-la, a partir dos incentivos aos estudos e à arte náutica: estes ficaram a cargo do príncipe-infante D. Henrique – o Navegador – que em 1418 criou a “Escola de Sagres”, denominação figurada de um grande centro de estudos náuticos situado no promontório de Sagres. Portugal gozava nessa época de uma situação de paz interna: além disso, sua posição geográfica privilegiada – as terras mais a oeste da Europa – na rota Mediterrâneo-Atlântico possibilitou uma certa tradição ao comércio marítimo através de vários postos comerciais relativamente desenvolvidos".



3 comentários:

  1. Porque a monarquia incentivou que Portugal fosse o pioneiro nas navegações ?
    (Bodão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bodão!

      Primeiro: as monarquias nacionais surgem na Europa com um forte apoio da burguesia mercantil (comerciantes), o que contribuiu para a formação de Estados que apoiavam fortemente o comércio (política mercantilista). Afinal, as grandes navegações tinham, antes de tudo, o objetivo de descobrir novas rotas comerciais, o que interessava o rei e, sobretudo, a burguesia mercantil (motivos óbvios).

      Segundo: levando em consideração o primeiro ponto, apenas com o apoio do Estado a burguesia conseguiu reunir os INVESTIMENTOS necessários para a realização de pesquisas náuticas (escola de Sagres) e expedições para explorar o oceano atlântico.

      Terceiro: a unificação política sob a liderança do rei consolidou uma relativa "paz" interna, deixando de lado as rivalidades regionais em detrimento de uma política nacional mercantilista.

      Junte tudo isso ao fato de que Portugal foi a primeira monarquia nacional a se unificar em toda a Europa que você terá sua resposta.

      Logico que existem outros fatores que contribuíram para o pioneirismo português, mas isso vai para além de sua pergunta.

      Abraços

      Excluir
  2. Porque a monarquia incentivou que Portugal fosse o pioneiro nas navegações ?
    (Bodão)

    ResponderExcluir