quarta-feira, 25 de março de 2015

Modo de produção tributário X Feudalismo

"Em muitos livros de História afirmam que quando o poder central desmoronava no antigo Egito, e a figura do monarca desaparecia, o país mergulhava em um feudalismo. Essa proposição é simplesmente falsa! E o motivo desse equívoco é a confusão de descentralização política com feudalismo (um não exclui o outro). 

O Modo de Produção Tributário (também chamado de asiático) visava na obtenção do tributo e seu objeto de exploração eram comunidades aldeãs. Os aldeãos, por sua vez, eram donos da terra, donos das ferramentas, donos das sementes e animais, e ainda ficavam com o produto do seu trabalho. Eles eram recrutados para trabalhar gratuitamente nas obras do templo, do palácio ou da cidade próxima. E ainda havia dos modos de produção: o primeiro, o aldeão que reproduzia sua força de trabalho usando tecnologia ao nível da pedra polida; e o segundo: o palacial onde esse aldeão recrutado trabalhava para pagar o tributo, usando tecnologia da idade do cobre e do bronze.

O Modo de Produção Feudal estava baseado em um tipo de propriedade chamada "feudo" que podia ser ou não ser um benefício. Os camponeses não eram donos da terra, mas eram donos das ferramentas, das sementes e animais e não ficavam com o produto do seu trabalho. Ao contrário do tributário, o feudal a relação entre o explorador e explorado é direta (não existe a comunidade para proteger o camponês). 

No antigo Egito, quando o poder central se esvanecia em benefício dos poderosos locais, esses reproduziam o Modo de produção Tributário, comportando-se como um 'pequeno faraó' "

Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130720162031AAF4cxf

3 comentários:

  1. Essa parte do texto não cai no teste não né Glauber : "E ainda havia dos modos de produção: o primeiro, o aldeão que reproduzia sua força de trabalho usando tecnologia ao nível da pedra polida; e o segundo: o palacial onde esse aldeão recrutado trabalhava para pagar o tributo, usando tecnologia da idade do cobre e do bronze."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Felipe, essa parte agente não trabalhou. Fique tranquilo...

      Abraços

      Excluir
  2. Quem tiver interesse em saber mais sobre o Modo de Produção Tributário, tem uma postagem que fiz ano passado bastante esclarecedora:

    http://santuariodeclio.blogspot.com.br/2014/04/a-unidade-das-altas-culturas-pre.html

    ResponderExcluir