sexta-feira, 8 de abril de 2016

[9º ano] ROTEIRO DE TRABALHO


INTRODUÇÃO

            O “Caderno Agá” de história é um projeto idealizado pela professora de história e atual coordenadora do ensino médio do colégio oficina Gláucia Portela. Sendo fruto do amadurecimento teórico e prático desta educadora, o agá possibilitou ótimos resultados na construção de uma história mais viva e interessante. O “agá” é um caderno específico para a disciplina de história, e nele serão feitas as principais avaliações processuais do 9° ano.

Toda interferência feita pelos alunos no agá será quantificada em termos de pontuação. O caráter das intervenções neste caderno terá a seguinte configuração: utilização de imagens e textos para construção de conceitos e correlacionamentos possíveis entre o passado, os conceitos trabalhados e as demandas do presente.

1ª INTERFERÊNCIA NO CADERNO AGÁ DO ANO DE 2016:

ABORDAGEM TEMÁTICA
           
O governo de Napoleão Bonaparte foi, por um lado, responsável por conter o ímpeto revolucionário e radical das camadas populares e, por outro lado, consolidou e ampliou algumas das conquistas da Revolução Francesa, além de derrubar o Antigo Regime em várias regiões da Europa. Não obstante, o código napoleônico é considerado por muitos como uma das maiores heranças do general e governante francês.

COMPETÊNCIA E HABILIDADES:

Relacionar conceitos históricos com a realidade concreta da atualidade; reconhecer a diversidade dos tempos históricos e suas especificidades e a influência do passado na construção do presente.

DESENVOLVIMENTO:


A.    CONFECÇÃO DO CADERNO[1] (1,0 PONTOS):

- CAPA PRODUZIDA PELO ALUNO QUE DENOTE QUE SE TRATA DE UM CADERNO DE HISTÓRIA.

- CONTRACAPA COM A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO, DA ESCOLA, DA MATÉRIA, DO PROFESSOR E DO OBJETIVO DO “PROJETO AGÁ”.



B.     PRODUÇÃO DE UM INFOGRÁFICO(4,0 PONTOS):

- TEMA: “Os ecos do código napoleônico”.
- AÇÃO: confeccionar algumas páginas do Agá com imagens (do passado ou do presente) que identifique as influências do código napoleônico na França pós-revolução francesa e no mundo atual.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (Pontuação 5,0):

·         O trabalho deve atender as orientações acima descritas.
·         Pontualidade na entrega do material.
·         Organização e originalidade na disposição das ideias.
·         Capacidade do aluno em utilizar as imagens como fio condutor para a narrativa do Agá, no sentido de um infográfico que discuta o conteúdo trabalhado.


CRONOGRAMA:

·         Entrega do roteiro: /____/____/2016
·         Apresentação do trabalho ao professor: /____/____/2016





[1] Poderá ser utilizado um caderno usado, mesmo que não possua mais páginas em branco, pois a produção do AGÁ será baseada em colagens por cima das páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário