PROJETO AGÁ
(CLICK AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM WORD)
(CLICK AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM WORD)
INTRODUÇÃO
O “Caderno Agá” de história é um projeto idealizado pela
professora de história e atual coordenadora do ensino médio do colégio oficina
Gláucia Portela. Sendo fruto do amadurecimento teórico e prático desta educadora,
o agá possibilitou ótimos resultados na construção de uma história mais viva e
interessante. O “agá” é um caderno específico para a disciplina de história, e
nele serão feitas as principais avaliações processuais do 9° ano.
Toda
interferência feita pelos alunos no agá será quantificada em termos de
pontuação. O caráter das intervenções neste caderno terá a seguinte
configuração: utilização de imagens e textos para construção de conceitos e
correlacionamentos possíveis entre o passado, os conceitos trabalhados e as
demandas do presente.
1ª INTERFERÊNCIA NO CADERNO AGÁ
DO ANO DE 2016:
ABORDAGEM TEMÁTICA
O governo de Napoleão
Bonaparte foi, por um lado, responsável por conter o ímpeto revolucionário e
radical das camadas populares e, por outro lado, consolidou e ampliou algumas
das conquistas da Revolução Francesa, além de derrubar o Antigo Regime em
várias regiões da Europa. Não obstante, o código napoleônico é considerado por
muitos como uma das maiores heranças do general e governante francês.
COMPETÊNCIA E HABILIDADES:
Relacionar conceitos
históricos com a realidade concreta da atualidade; reconhecer a diversidade dos
tempos históricos e suas especificidades e a influência do passado na
construção do presente.
DESENVOLVIMENTO:
- CAPA
PRODUZIDA PELO ALUNO QUE DENOTE QUE SE TRATA DE UM CADERNO DE HISTÓRIA.
-
CONTRACAPA COM A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO, DA ESCOLA, DA MATÉRIA, DO PROFESSOR E
DO OBJETIVO DO “PROJETO AGÁ”.
B.
PRODUÇÃO DE
UM INFOGRÁFICO(4,0 PONTOS):
- TEMA: “Os
ecos do código napoleônico”.
- AÇÃO:
confeccionar algumas páginas do Agá com imagens (do passado ou do presente) que
identifique as influências do código napoleônico na França pós-revolução
francesa e no mundo atual.
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO (Pontuação 5,0):
·
O trabalho deve atender as orientações acima
descritas.
·
Pontualidade na entrega do material.
·
Organização e originalidade na disposição das
ideias.
·
Capacidade do aluno em utilizar as imagens como
fio condutor para a narrativa do Agá, no sentido de um infográfico que discuta
o conteúdo trabalhado.
CRONOGRAMA:
·
Entrega do roteiro: /____/____/2016
·
Apresentação do trabalho ao professor:
/____/____/2016
[1] Poderá
ser utilizado um caderno usado, mesmo que não possua mais páginas em branco,
pois a produção do AGÁ será baseada em colagens por cima das páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário