Estou postando aqui um material para ajudar vocês nos estudos do Teste de História. O primeiro deles é um vídeo sobre a colonização espanhola. O áudio está em espanhol, mas vocês podem ativar o Close Caption do YouTube e ativar a tradução automática para o português. A tradução não vai ficar perfeita, mas já ajuda bastante para quem não possui familiaridade com o espanhol.
O segundo link é o primeiro exemplar do Almanaque Abril - Brasil 500 anos. Sugiro que vocês leiam a partir da página 58 do PDF (56 no original) cujo título é "Os concorrentes dos portugueses".
Como sempre, estarei respondendo as dúvidas de vocês através dos comentários feitos neste post.
Abraços!!!
Link 01
Série: História de America Latina
Episódio: Colonización e "nueva sociedad"
Link 02
Almanaque Abril
Brasil 500 anos
Fascículo 1

Glauber, os espanhois sabiam da possibilidade de contrabando com o sistema de porto unicos ele continuaram com ele ou partiram para outra coisa????
ResponderExcluirContinuaram com este sistema por muito tempo... provavelmente até o fim da colônia.
ResponderExcluirContrabando é uma prática já existia e que permanece até hoje. É possível que todas as mercadorias ilegais hoje (algumas drogas, animais silvestres, madeira de lei, produtos falsificados) sejam contrabandeados.
O sistema de portos únicos da Espanha estava diretamente relacionado com a tentativa das metrópoles europeias em estabelecer um MONOPÓLIO COMERCIAL com suas colônias. Práticas parecidas foram adotadas também pelos franceses, ingleses, holandeses e portugueses (que só abriram os portos brasileiros para outros países depois da vinda da família real para cá).
Não acredito que as metrópoles possuíam a real pretensão de acabar com o contrabando, que era gigantesco, mas apenas de tentar reduzi-lo o máximo possível para assegurar seu monopólio e, consequentemente, garantir seus lucros.
vlw
ResponderExcluirGlauber o governo geral foi a solução para o fracasso das capitanias certo??
ResponderExcluirFoi uma tentativa de solucionar alguns dos problemas que levaram as capitanias ao fracasso. Basicamente, foi criado um poder centralizado para aumentar o controle sobre as capitanias, além de dar o suporte necessário em caso de ataques dos povos nativos ou dos piratas e corsários europeus.
ExcluirBlz vlw
Excluir