TEMA: AS MIGRAÇÕES
“BÁRBARAS” E SEUS DIFERENTES POVOS
APRESENTAÇÃO:
A atividade consiste em
produzir um painel ilustrativo sobre os povos que invadiram o decadente Império
Romano, utilizando imagens e legendas que permitam o leitor compreender a
função específica da imagem dentro do quadro geral do painel. O conteúdo do
painel deve ilustrar aspectos sociais, culturais e econômicos dos diversos
povos “bárbaros”. A construção e apresentação dos painéis será em grupo, onde
cada qual ficará responsável por um povo específico: Francos; Lombardos; Anglos e Saxões; Burgúndios; Ostrogodos e
Visigodos; Suevos; Vândalos; Hunos; Vikings.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES:
Compreender e reconhecer a
diversidade sociocultural dos chamados “povos bárbaros” que penetraram o
território romano durante a crise do sistema escravistas. Não obstante,
localizar onde cada povo se estabeleceu e descrever o destino dos “reinos
bárbaros” (se for o caso) que se formaram após a queda de Roma.
DESENVOLVIMENTO/CRONOGRAMA:
1ª Etapa: aula
expositiva, em classe, para orientação do trabalho e sorteio dos temas: 13 e 14/03;
2ª Etapa:
pesquisa, seleção das imagens e elaboração de textos legendas, em casa
individual: 13 a 19/03;
3ª Etapa:
produção dos painéis em grupo e socialização do trabalho: 19 a 21/03.
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO: (pontuação de 0 a 3 pontos)
·
O trabalho deve ser ilustrado com imagens estritamente
relacionadas ao objetivo proposto.
·
As legendas devem ser o “elo” entre a ilustração
e o conteúdo apresentado.
·
Coerência a sistematização na apresentação oral
do painel
·
Pontualidade na entrega do material.
·
Organização e originalidade na disposição do
painel.
REFERÊNCIAS:
www.sohistoria.com.br
ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. 5ª ed. São Paulo:
Brasiliense, 2000.
DUBY, Georges; ÁRIES, Perry. História da vida privada – do império romano ao ano 1000. São
Paulo: Companhia das letras, 1989.
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